Campo de pesquisa

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Seja o bem que acredita e mude o mundo.

Para mudar a vida de alguém, as vezes, basta um pequeno gesto de amor, mas para mudar o mundo esse gesto de amor deve ser para consigo.


É curioso pararmos e obsevarmos essa interessante dinâmica que acontece silenciosa e sem pressa nos mais diferentes níveis de relações, durante nossa vida. Trazer o amor ou a dor para si é algo observado, e por consequência, refletido, ponderado e adotado (ou não) por nossos semelhantes. Essa é uma ferramenta forte, o bastante pra guiar alguém durante a vida. Acredito também que é o que pode mudar o mundo.


Todos, sem excessão, possuem esse "poder". A capacidade de adotar parar si atributos benéficos, mudar sua rotina de vida para melhor, retirar o que de mal lhe consome. Podemos mudar a vida de alguém fazendo algo de bom para alguém, mas podemos mudar o mundo se fizermos algo genuinamente bom para nós mesmos. De que forma? Bom, somos, no dia-a-dia, o que acreditamos. Não importa o quanto falemos que bebidas alcoólicas fazem mal, não importa o quanto contemos os malefícios que o tabaco pode trazer ao nosso organismo, o quanto ressaltemos os inúmeros benefícios que atividades físicas proporcionam ao corpo ou que a leitura de um bom livro exercita a mente, se no nosso cotidiano não agimos de acordo.


Ser o bem que acreditamos muda o mundo, repito. Essa afirmação está de acordo com uma ideologia Taoísta, Wu Wei, a qual expressa a busca pela harmonia com o caminho (Tao). O acordo entre esta afirmação e a ideologia está no que diz respeito a "ação pela não ação". Wu Wei, literalmente, significa "não agir" e também é utilizado por muitas vezes como "Wei Wu Wei", ou "agir não agindo", "agir sem agir".


Na Teologia, inspiração significa "Iluminar o espírito", o que concorda totalmente com Wu Wei. Ao pensarmos em uma situação lúdica (mas não menos possível) no qual um rapaz executa alguns passos de dança de forma apaixonada, com uma leveza tão grande que o faz parecer ser a personificação de uma brisa em uma tarde de outono. Tal façanha nos da a ideia de que a dança é algo simples, mas é o amor que o dançarino emprega em seus passos que nos faz pensar dessa forma e nos contagia em um nível tão elevado que sentimos uma vontade de tentar também. Um Esse sentimento apaixonado que o rapaz emprega em sua atividade é como um vírus contagioso, e independente de qual atividade tenha sido fomentada por tal sentimento, esse expressará facilidade e contagiará da mesma maneira.

Posso dar alguns exemplos icônicos do que quero dizer: Michael Jackson, Bruce Lee, Mahatma Gandhi, Dan Osman, Chris Sharma, Dalai Lama, Eckhart Tolle,

Jean Jacques Rousseau, Jesus Cristo, Lao Tse, Morihei Ueshiba, Jigoro Kano, Miyamoto Musashi, Antonio Vivaldi, Ayrton Senna, Pelé, enfim, posso passar bastante tempo mencionando o nome várias pessoas que souberam/sabem amar.


Wu Wei, ou seja, Agir sem agir é dar o exemplo. Quando damos um exemplo fomentado pelo amor, semeamos o mundo com amor, e isso nos possibilita mudar o mundo.


Não importa o que você faça, nem como faça, fazer com amor sincero é o mais importante. Inspire, ame.


Ossu.

Um comentário:

  1. Nunca pensei em ver uma postagem tão calorosa e fofa em seu blog. UHAUHHUHUHUAUH

    Na verdade fiquei impressionado com ela. São poucos que conseguem falar de amor sem exagerar e torná-lo ou algo destrutivo ou extremamente irreal.

    ResponderExcluir